18.10.12

Salone del Gusto e Terra Madre: consumidores e produtores de alimentos bons, limpos e justos se encontram na Itália


Nos dias 25 a 29 de outubro de 2012, o Slow Food promove o Salone del Gusto+Terra Madre, na cidade italiana de Turim. Representantes de comunidade do alimento de mais de 170 países estarão reunidos para discutir questões como agricultura, sustentabilidade e saúde. Com o tema, Alimentos que mudam o mundo, cerca de 49 conferências abertas ao público colocarão em pauta o futuro do planeta e a importância das escolhas diárias. Os jovens serão os protagonistas do encontro. São eles que vão propor, por exemplo, soluções para as políticas agrícolas. A chef Alice Waters irá falar sobre “Raízes da Revolução: Educação Comestível”. De acordo com Alice, “a comida é a maneira perfeita para ensinar todas as crianças os valores que precisamos para viver juntos neste planeta. A Educação Comestível é a alternativa mais deliciosa e democrática para lidar com os problemas que enfrentamos”. 

A América Latina terá uma delegação com cerca de 200 membros de 20 países entre agricultores, artesãos, chefs e jovens. O grupo participará no Mercado internacional com 22 projetos das Fortalezas Slow Food. O objetivo da Fortaleza é desenvolver a qualidade de produtos de território, articulando produtores locais, técnicos e entidades locais. No evento, esses alimentos serão expostos e comercializados. Será uma oportunidade de conhecer o sabor regional dos latinos: o café Feminino, do Peru, e o café Huehuetenango, da Guatemala; o néctar de abelhas canudo, dos Sateré Mawé, Fortaleza do Slow Food, no Brasil; ou ainda o mel de abelhas nativas, de Puebla Sierra, no México. A rica diversidade do continente – das florestas aos Andes, às regiões áridas e semi-áridas – levará os visitantes a uma viagem de descoberta da América. O Mercado é dividido por tipo de produto e ecossistemas.

Uma área será dedicada à descoberta dos famosos destilados latino-americanos: da cachaça orgânica, de Divinópolis, no Brasil, envelhecida em tonéis de carvalho por mais de dois anos, ao licor feito com frutas locais cultivadas por uma cooperativa de mulheres de Montevidéu, no Uruguai. Outra atividade promovida pelo Salone é o Laboratório do Gosto. No dia 27 de outubro, o tema será A Thousand Ways to Say Manioc (Mil formas de dizer mandioca), com Neide Rigo e Joselito Motta, onde os participantes poderão aprender sobre a história, a evolução e a versatilidade única deste tubérculo, a fonte de hidratos de carbono mais importante da dieta tropical.

No dia 28, no laboratório Queijos de leite cru das pastagens do mundo, serão apresentadas as problemáticas ligadas à produção brasileira dos queijos de leite cru, pelos pequenos produtores que aderiram ao movimento de apoio aos queijos de leite não pasteurizado. No mesmo dia haverá homenagem às Comunidades do Alimento da rede Terra Madre América Latina. O chef italiano Massimo Bottura, três estrelas Michelin, unirá, simbolicamente, Norte e Sul do mundo num jantar com diversos chefs latinoamericanos: Roberta Sudbrack (Brasil), Carlos Garcia (Venezuela), Gaston Acurio (Peru), Matias Perdomo (Uruguay) e Enrique Olvera (México). O Salone Del Gusto + Terra Madre é uma celebração mundial do alimento. devido sua centralidade na cultura e impacto na sociedade e futuras gerações. Para mais informações, acesse o site do evento.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...